Panorama
do pensamento de Bacca, filósofo da tecnologia do ponto de vista da visão
técnica [i]
Contexto. Bacca tem uma
obra extensa, complexa e engenhosa, portanto, Vasconcelos traz algumas ideias e
anotações. Se, para Bacca, a técnica tem função humanizadora, ele viu os
problemas no tempo da Guerra Fria. De formação neotomista, entendia a realidade
de modo tecnocêntrico e passou de uma visão escolástica até marxista.
Vasconcelos traz a tipologia da técnica de Luis Carlos
Martín Jiménez baseada em critérios epistemológicos, ontológicos e axiológicos:
1.) Ideia grega de técnica como mímese da natureza.
2.) Ideia cristão de técnica como arte servil.
3.) Ideia prometeica de técnica gestada na Revolução Científica.
4.) Técnica como projeção orgânica (Kapp).
5.) Automatismo.
6.) Evento determinante de uma época.
7.) Ortopedia Humana (Ortega y Gasset).
8.) Ideia dialética atenta às morfologias técnicas concretas:
aqui Bacca é predecessor.
Tecnologia.
Bacca classifica ciência e técnica como fazendo parte de nossa atmosfera cultural,
em oposição aos tempos medievais onde prevalecia a teologia. Ele traz a
superação do natural pelo artificial, capaz de sugar o homem e atrofiar nosso
cérebro, transubstanciando tudo em artefatos.
Segundo Bacca, o homem causa o artificial e pode
humanizar o Universo, que é regido pelo acaso e entropia[ii], colocando ordem na desordem[iii] e potencializando a
vida: “O homem, através da técnica, através do trabalho, será o único que poderá
impor ao mundo o caráter triplo do seu efeito: a ser reformado por ele, a ser
feito à imagem das ideias do homem, a ser feito para os propósitos do homem.” (p.
42).
Telos. Bacca enfatiza o
papel da criatividade, associada ao caos e ao novo, estado de máxima potência e
algo metafísico com poder criador pela técnica, que é nossa força energética capaz
de estabelecer ordem. Nesse sentido, a técnica é usada para manter ou repor a perfeição
na Natureza, com fim supremo.
Bacca traz a fenomenologia do ato criador, puro e infinito,
chegando a colocar o Universo como sendo composto pelo um, pelo muitos e pela
criatividade. Criatividade essa que, correlacionada com a técnica contemporânea,
poderia nos levar ao infinito e a pensar acerca da imortalidade[iv].
[i] Filosofia da Tecnologia. Seus
autores e seus problemas. Organização de Jelson Oliveira e prefácio de Ivan
Domingues, resultado da iniciativa do GT de Filosofia da Tecnologia da ANPOF.
Caxias do Sul, RS: Educs, 2020. Conforme capítulo 2, Entre técnica,
artificialidade e criatividade – Juan David García Bacca, por Bruno Vasconcelos
de Almeida.
[ii] A entropia é uma grandeza
termodinâmica associada à irreversibilidade dos estados de um sistema físico. É
comumente associada ao grau de “desordem” ou “aleatoriedade” de um sistema. Conforme
HELERBROCK, Rafael. "O que é entropia?"; Brasil Escola. Disponível
em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-entropia.htm. Acesso
em 13 de março de 2021.
[iii] De certa forma contrasta com uma
ideia da natureza ordenada.
[iv] Criatividade tem sido tema transversal
nas abordagens técnico-científicas. Seu uso pode ser no sentido racional de “descoberta”
(ex. Feyerabend), mas também reflexivo em um sentido ético de conscientização (Han,
Anders).
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