segunda-feira, 19 de abril de 2021

Para uma filosofia da tecnologia autêntica

Entre o deslumbre e o pensamento historicista [i]

A transformação dos produtos somada à mudança da realidade vigente com base na estrutura econômica e política da sociedade, visa resolver contradições. A tecnologia avança com o desenvolvimento das forças produtivas cifradas no trabalho humano, não se tratando a técnica um substantivo abstrato do qual se contam histórias otimistas ou terrorísticas. É o processo histórico de produção que mostra a relação do homem com a natureza.

O progresso técnico gera uma consciência ingênua que deve ser corrigida pela dialética do processo histórico, pois o novo da técnica de hoje, embora distinto, é algo comum em outras épocas pregressas. Maravilhemo-nos, mas sem o feitiço de miraculosas criações. Entender a tecnologia é o equilíbrio entre o deslumbre e o pensamento historicista.

No surgimento das máquinas, seu significado foi analisado pelos pensadores para opor ou um papel nefasto ou como uma benção dos céus. É a máquina que para eles aparece para análise intelectiva. Passar da reflexão da máquina para a da técnica só ocorre e nosso tempo, adquirindo maior grau de generalidade, embora ambas não se separem metafisicamente pois conectadas dialeticamente.

Então, a compreensão da tecnologia começa pelo exame da máquina como meio de superar as dificuldades da realidade física. E seu processo de criação pelo homem tem suas origens em nossa capacidade de projetá-las.



[i] VIEIRA PINTO, Álvaro. O Conceito de Tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. “O ponto de partida para a compreensão da técnica e da influência da mecanização do trabalho – p. 49 e seguintes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário