A
teoria do conhecimento de Russell aborda os princípios de inferência (considerados
óbvios) que são aliados do princípio de indução na tentativa de validar a
experiência e que possuem graus de certeza similares aos dados-dos-sentidos. Ele
nos recorda que princípios lógicos partem de casos particulares para leis gerais, assim como a aritmética (“2+2=4”,
“a+b=c”, etc.) e que há um tipo de implicação geral: “whatever follows from a true proposition is true” que, se parece trivial, deve ser investigada pelo filósofo. Ele enumera exemplos de tais princípios
lógicos classificados como “Leis do Pensamento”:
(1) The law of identity: 'Whatever is, is.'
(2) The law of contradiction: 'Nothing can both be and not be.'
(3) The law of excluded middle: 'Everything must either be or not be.'
Investigando
a história, Russell aponta para a distinção entre empiristas (Locke, Berkeley e
Hume) e racionalistas (Leibniz e Descartes) tomando partido dos segundos: para
os empiristas todo conhecimento vem da experiência, já os racionalistas admitem
ideias inatas (entre as quais Russell inclui os princípios lógicos), base do
conhecimento. Ideias inatas são referidas por Russell pelo termo a priori: algo que não vem da
experiência, mas é base para ela. Por outro lado, de acordo com Russell, os
racionalistas erram ao propor conhecimentos que podem ser deduzidos
independentemente da experiência. Ele enfatiza que todo conhecimento de algo
existente é empírico, ou seja, provém da experiência, direta ou indiretamente. Então,
conhecer o que existe envolve dados-dos-sentidos e sem eles há somente um
conhecimento hipotético.[i]
Russell
cita como conhecimento a priori, mas
não lógico, o valor ético. São julgamentos que consideramos valorosos não por
um fim útil, mas por nossa própria conta, independentemente da experiência. Tais
julgamentos éticos, p.ex., felicidade ao invés de tristeza, etc., não podem ser
provados pela experiência, pois é
impossível deduzir o que deveria ser do que é, embora sejam aplicados na
experiência. Ponto crítico, a matemática é para Russell a priori e um princípio geral que pode ser pensado abstratamente,
embora os empiristas considerem um conhecimento por indução: ver muitas vezes
duas coisas juntas somando quatro, etc. Assim como as propriedades do triângulo
que podem ser tiradas de apenas um triângulo, do particular direto ao geral. Na aritmética, “2+2=4”
tão logo se evidencie a verdade dessa proposição não precisa ser reiterado na generalização
da experiência, pois já atinge grau de certeza. Russell usa o famoso exemplo dos
“outros mundos possíveis”: mesmo que existam outros mundos é inconcebível que a
soma “2+2” não seja sempre “4”, isto é, não é um fato que pode mudar.
Russell
então compara: 1.) um conhecimento factual "Todo homem é mortal" que
necessita de muitos exemplos (generalização empírica) de que todos morremos
para termos certeza com 2.) o conhecimento lógico matemático do tipo “2+2=4”
que requer apenas um exemplo para ser tomado como certo para reabilitar a
possibilidade do conhecimento dedutivo (do geral ao particular). P.ex., Pedro e
João somados a Paulo e Celso somam quatro homens embora não os conheçamos, mas ele rechaça o argumento dedutivo clássico: “Se todo homem é mortal;
Sócrates é homem; Sócrates é mortal” mostrando que dependeria de um conhecimento
indutivo de Sócrates para convencer de maneira mais clara.[ii]
Nas palavras do filósofo:
This illustrates the
difference between general propositions known a priori, such as 'two and two
are four', and empirical generalizations such as 'all men are mortal'. In
regard to the former, deduction is the
right mode of argument, whereas in regard to the latter, induction is always theoretically
preferable, and warrants a greater confidence in the truth of our
conclusion, because all empirical generalizations are more uncertain than the
instances of them.[iii]
Russell,
então, nos avisa que investigará como é possível o conhecimento de proposições a priori (lógica, matemática pura,
ética) e de proposições gerais, onde há casos infinitos de análise, recorrendo
ao nobre Kant.
(*) Bertrand Russell, Problems of Philosophy. ON OUR KNOWLEDGE OF
GENERAL PRINCIPLES. Acessado
em 31/05/2019: http://www.ditext.com/russell/rus7.html. Ver o seguinte fichamento e os
anteriores: https://www.reflexoesdofilosofo.blog.br/2019/05/sobre-inducao.html.
[i] Percebemos que ao longo da investigação
Russell mantém seu compromisso com dados-dos-sentidos.
[ii] Um silogismo é um termo
filosófico com o qual Aristóteles designou a conclusão deduzida de premissas, a
argumentação lógica perfeita. É um argumento dedutivo constituído de três
proposições declarativas (duas premissas e uma conclusão) que se conectam de
tal modo que, a partir das duas primeiras (as premissas), é possível deduzir
uma conclusão. https://pt.wikipedia.org/wiki/Silogismo,
acessado em 8/6/2019.
[iii] Nota-se a concordância de
Russell com a lógica indutiva moderna em detrimento da dedução dos gregos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário