quarta-feira, 9 de março de 2016

Forma e substância - um ensaio aristotélico meio kantiano*

Forma: está em algo.
Substância: é algo (mas pode estar em algo).
E matéria, é algo ou está em algo? À primeira vista é algo, é uma matéria - é palatável. A forma é palatável? Não parece, parece a essência.
Mas a matéria está em algo porque algo palatável não é algo definido (nesse caso, porque poderia ser) e nem que pode ser conhecido, é um resto, apenas. Um substrato material. Então, a matéria é a potência da forma que é ato. Mas matéria só é potência em algo, assim como a forma só é ato em algo, porque uma forma não palatável é vento, um susto.

A forma, existe sozinha? Não, é vento, desmancha no ar**. Ou só existe forma? ( essa ideia é muito fenomênica...)
A substância, existe sem forma? Não, aí é matéria. Então a substância parece ser somente o composto... Mas o composto se decompõe, porque é composto. Um substância não deveria nunca ser potência e ato ao mesmo tempo, mas sempre potência querendo ser ato e ato sendo potência. Mas não no mesmo tempo e nem no mesmo espaço. Por isso, se decompondo...

Parece que forma e substância se embricam enquanto existem. Mas uma substância, de fato existe?
A forma é existente em substância, ou seja, é significada pela substância, mais temporalmente que espacialmente.
A substância existente tem forma, é determinada pela forma, se predica da forma.
Portanto, de novo, a forma é [significada], a substância está [agora como forma].

Ontologia: Existe (é) pela forma - individua. (só sujeito)
Epistemologia: Conheço-o pela forma - universaliza. (sujeito-objeto)
"Se você existe pela sua forma (é único materialmente), eu te conheço pela sua forma (abstratamente)"

O concreto e o logos, separados. Ou é concreto ou é logos. A forma é concreto e/ou logos? A substância é concreto e/ou logos? Parece que a substância é concreto e a forma é logos. Mas como conheço a substância?

Não-particular: geral. Abstração? Síntese?
Comum: em muitos. Participação, concretude? Análise?

Em que o não-particular é diferente do comum?

Não-particular é o universal;  particular está de acordo com a teoria da forma imanente. Contra Platão, a forma existe em substâncias particulares.

A forma específica é comum a muitas substâncias particulares. Contradição!!! Platão ou não Platão?
_____
* James H. Lesher. Sobre forma, substância e universais em Aristóteles: um dilema. In: Sobre a metafísica de Aristóteles: textos selecionados - coordenação de Marco Zingano. Editora Odysseus, São Paulo, 2009.
** Marx disse o inverso: "o que é sólido desmancha no ar" e Aristóteles, o que dirá? Talvez não dirá que a forma desmancha no ar, segundo Zingano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário