Mostra que a filosofia cética se funda em uma atividade investigativa[i]
Plínio ressalta que Sexto Empírico não
pretende precisar exatamente a essência do ceticismo, mas o divide em grandes
linhas entre os novos céticos (Agripa, que traz outros modos de suspensão,
reorganizando o material argumentativo) e os velhos céticos (Enesidemo e
sucessores). Sexto visa comunicar o ceticismo não como o vê, mas dentro de uma longa
tradição na qual ele pertence, a tradição cética que, remontada a Pirro, levaria
em torno de 500 anos. Mas não é um discurso rigoroso, já que esse é dogmático, é
um discurso que traz o ceticismo que se desenrola no tempo e vai se moldando e
que ele deseja transmitir como um legado da escola pirrônica.
De acordo com Plínio, o ceticismo antigo
pode ser dividido em três fases[ii]: a de Pirro e seu
discípulo Tímon, que depois desaparece um pouco e surge a tradição acadêmica, que também tende a desaparecer, até que Enesidemo resgata o pensamento
pirrônico, agora apresentando-o de maneira sistemática, porém com uma versão
mais negativa do ceticismo e se aproximando da visão acadêmica. Até chegarem os
novos pirrônicos que trazem uma concepção mais coerente de pirronismo que se
alia ao discurso de que a suspensão do juízo nos leva a uma vida feliz e
concebido como habilidade[iii].
Entretanto, Plínio vê essa periodização
muito marcada e trazendo cada fase como autônoma. É como se fosse uma história dogmática do ceticismo, segundo ele, como se fossem doutrinas incompatíveis e que confunde a suspensão do juízo com um raciocínio e não uma habilidade.
Plínio não vê essas contradições, mas uma evolução, um todo coerente de
continuidades ao longo dos séculos, embora com suas diferenças.
Os cinco modos não refutam os dez, mas se
juntam para refutar mais fortemente o dogmatismo, todos com origem pirrônica.
Nesse sentido, é uma continuação da investigação da verdade e ainda poderia
haver outros desdobramentos, já que é uma filosofia viva ainda hoje, uma
investigação permanente que discute ideias. Interessante que Plínio cita as Investigações
Filosóficas de Wittgenstein, obra que não apresenta teses definitivas, mas
se desenrola como uma atividade de investigação. Um belo exemplo.
[i] Um fichamento de https://youtu.be/npFZoTWE8FY Plínio Junqueira Smith sobre Sexto
Empírico: Sexto e a tradição cética. Acessado em 10 de abril de 2024.
[ii] Divisão de Richard Bett, conforme citação
de Plínio. Divisão de historiador, diferente da perspectiva de Sexto.
[iii] Diferentemente de Enesidemo que negava a possibilidade de conhecimento, sendo esse o motivo da vida feliz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário