Nascimento[i] trata de mostrar a problematização da referencialidade tanto em Wittgenstein quanto em Santo Agostinho.
1.
Introdução. Nascimento define referencialidade (ou linguagem
referencial) como a concepção de que a linguagem simboliza, ou seja, referencia
coisas do mundo, das quais obtêm significado. Tal concepção, citada por
Wittgenstein nas Investigações a partir de Santo Agostinho, foi usada no
Tractatus como forma de resolver os problemas de filosofia pelo uso da linguagem
representando fatos de forma lógica, ou seja, a partir de uma representação
proposicional.
2.
A Concepção do Tractatus. Então, é a forma lógica que
relaciona pensamento e realidade pela afiguração e permite que a proposição
tenha sentido[ii],
embora a linguagem não seja uma cópia fiel do estado das coisas, pois ela
apenas comporta possibilidades desses estados. Além disso, cada objeto deveria
ter um símbolo associado e que determinasse seu significado.
E
são os nomes a base para representar estados de coisas, a partir dessa forma
lógica, pois eles permitem referenciar os objetos que não existem
separadamente. Conforme 3.144: “Estados de coisas são descritas, não nomeadas. Nomes
são como pontos, proposições são como flechas, elas têm sentido)”. E aqui vemos
a capacidade representativa da linguagem.
Embora
ressaltando a forma lógica proposicional no Tractatus, que é a linguagem
referencial que interpreta as proposições da linguagem, Wittgenstein entende a
linguagem cotidiana também com completude de sentido, porém com outro
simbolismo. E, na virada filosófica, essa perspectiva impositiva da forma
lógica será abandonada em prol de uma descrição da gramática do uso
linguístico, da significação dentro de padrões de uso linguístico.
Assim,
Wittgenstein amplia o rol da investigação linguística e se afasta de um ideal
preconcebido, do dogmatismo. A descrição factual pela forma lógica dá lugar à
investigação gramatical onde o uso de determinada forma depende de seu
propósito. É uma investigação conceitual que evita possíveis confusões
metafisicas do Tractatus pela imposição da forma lógica.[iii]
3.
Problematização da concepção referencial. Wittgenstein traz a
citação das Confissões de Agostinho no início das Investigações, através da
qual o filósofo de Hipona conta sua experiência de aprendizado e compreensão
pela designação dos objetos por palavras, concepção referencial que será
criticada por Wittgenstein quando se trata de universalizar esse modelo.
Usando
um exemplo de conversa entre operários de uma obra, Wittgenstein procura
mostrar que as palavras denotam mais uma ordem que uma descrição de estado de
coisas. Mais do que isso, as palavras não teriam um significado determinado,
mas de acordo com seu uso linguístico e que se assemelha a uma caixa de
ferramentas com variadas funções, sendo um deles o uso referencial.
Com
relação à experiencia de aprendizado de Sto. Agostinho, Wittgenstein coloca que
a função denotativa dos nomes tem um uso no ensino ostensivo que seria apenas
uma preparação para o uso de uma palavra, mas que vai se definir com o
significado que empregamos.
Retomando
o exemplo da obra, um terceiro operário recém chegado só entenderia os sentidos
das palavras a partir das circunstâncias, no jogo de linguagem. Só se mostra o
que uma palavra designa pelo seu uso. Conforme citação: “Portanto,
a estrutura de quando se diz ou se entende Traga-me uma laje como quatro
palavras deriva, não de algo intrínseco ao funcionamento da mente do
sujeito, mas da estrutura do jogo de linguagem do qual ele participa.”[iv]
De todo modo, as Investigações não
contradizem totalmente as teses do Tractatus, mas as circunscreve e, quando o
fazem, se aproximam de Agostinho, como por exemplo quando uma palavra tem
significado enquanto seu referente existe. Porém é um uso limitado para
todas as possibilidades de usos linguísticos dentro dos jogos de linguagem.
4.
A concepção agostiniana de linguagem. Se Agostinho não propõe
uma abordagem tão abrangente de linguagem, no De Magistro ele expõe inicialmente
o uso referencial (de que as palavras são símbolos cujos significados se dão
por se referirem a objetos) que será revisto posteriormente.
Ao
analista a palavra nada, Agostinho diz que ela não é um sinal pois não
significa coisa alguma, algo que não existe. Mesmo a palavra se não se
refere a um objeto no mundo, embora se refira a um estado psicológico de dúvida.
Tais exemplos apontam dificuldades na concepção referencial.
Dito
isto, Nascimento reitera que Agostinho ainda se detém a exemplos de sintaxe ou
analisando o que ocorre na mente do ouvinte, ao passo que em Wittgenstein a
concepção pós-tractatus mostra uma concepção mais ampla de linguagem
relacionado a definição de uso e multiplicidade de modelos funcionais, ou seja,
no uso concreto.
5.
Considerações finais. Nascimento mostra nesse artigo elementos
importantes da virada filosófica de Wittgenstein, partindo das capacidades de representação
da linguagem representando fatos da realidade e compartilhando sua estrutura
lógica, em um simbolismo por demais reducionista.
Então
ele parte desse modelo de linguagem clara para um modelo no qual a filosofia
deve aclarar os padrões de uso e regras por uma investigação da gramática. Do
mesmo Agostinho se questiona acerca de alguns usos referenciais o que faz com
que ambos se aproximem na crítica a um modelo referencial que pudesse abarcar
todas as possibilidades de uso linguísticos.
[i] O que se segue é um resumo de Agostinho
e Wittgenstein: sobre a concepção de linguagem referencial, pelo link: http://www.revistas.usp.br/humanidades/article/download/154281/150503/.
De Matheus Colares do Nascimento, acessado em 19/09/2020.
[ii] Conforme já vimos em: https://www.reflexoesdofilosofo.blog.br/2020/09/wittgenstein-e-teoria-da-figuracao.html.
[iii] Ironicamente o que deveria ser
combatido.
[iv] Referência aqui para a segunda
pessoa: https://www.reflexoesdofilosofo.blog.br/2020/09/trazendo-segunda-pessoa-para-o-debate.html.
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