sábado, 22 de agosto de 2020

A religião é a merda do povo

Circula por aí uma frase semelhante a: “A religião é o ópio do povo”. Eu desconheço o autor (Marx, talvez?), mas eu parafraseio conforme o título: “A religião é a merda do povo”. Se me dói? Bem, a dor seria por uma falta de respeito a quê? Um Deus, uma instituição, uma cultura ou pessoa? Se eu não tenho como me desculpar com os três primeiros, o último, se religioso for, me perdoará.

A religião é a merda do povo, a cada dia me convenço mais. Vejam as formigas: elas se comunicam, não é? Fazem seu trabalho. O que nós faríamos sem religião? Nós, seres humanos, morreríamos sem religião? Talvez a religião nos mate.

O fictício exemplo de um Deus vivo, Deus homem, Jesus, é uma boa fábula. São boas parábolas, mas muito mal interpretadas. Os seguidores, os crentes (será que estou por aí?) definitivamente não testemunham, não preciso citar exemplos.

Evangelizar: verbo maldito. Evangelizar é fiscalizar cu alheio (no passado foi pior). Que o presidente da CNBB me processe (o excelentíssimo filho da puta Walmor Oliveira de Azevedo), Francisco não o fará. Levar a boa nova... Que boa nova, cara pálida?

Eu não quero teorizar, não tenho tempo para isso, infelizmente. E se o tivesse, não seria investido nisso, provavelmente. Eu quero simplesmente externalizar. Há império, um constructo humano em cima da religiosidade, da palavra. Isso move vidas, move a humanidade. Eu não quero menosprezar, mas quero recusar.

Senhor, ó senhor! Vida invisível, espírito, força sobrenatural, me puna agora!

.

.

.

?

Bem ainda estou aqui, me perdoa?

Não quero brincar, eu só não quero o mal e a religião pratica o mal, cotidianamente, invariavelmente, interminavelmente. Sempre, 100%? Óbvio que não, ópio que não. Sede livre, escolha. Eu estou fazendo a minha escolha.

12 comentários:

  1. Ópio ó ópinião.
    Ó ópinemos.
    Ópinamos, não.
    Ó religião.
    Ó eu não quero não.

    By Capretz

    ResponderExcluir
  2. [8/22, 08:45] de borracha: Não tinha lido, acho, alguma tão contundente 😁😁
    [8/22, 10:56] Luís Quissak: 😳

    ResponderExcluir
  3. [8/22, 10:03] Daniel Dosualdo: Eu acho que o mundo está precisando respeitar mais as individualidades - quem acredita em religião x quem não acredita, quem é de direita x quem é de esquerda, quem gosta de rock x quem gosta de sertanejo, hétero x homo e por aí vai
    [8/22, 10:03] Daniel Dosualdo: Seríamos todos mais felizes 😀
    [8/22, 10:03] Daniel Dosualdo: Beijos e bom fds meus amigos!!

    ResponderExcluir
  4. [8/22, 02:13] Perfa: 👏👏👏
    [8/22, 02:14] Perfa: Mandou muito bem, Luisão!

    ResponderExcluir
  5. https://drive.google.com/file/d/1LNHejMKuSPVrVdBJYWMrTmMeK5lMeMS8/view?usp=sharing

    by dri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A crítica (da religião) arrancou flores imaginárias que enfeitavam as cadeias, não para que o homem use as cadeias sem qualquer fantasia ou consolação, mas para que se liberte das cadeias e apanhe a flor viva (...).

      Assim, superada a crença no que está além da verdade, a missão histórica consiste em averiguar a verdade daquilo que nos circunda. E, como primeiro objetivo, uma vez que se desmascarou a forma de santidade da auto alienação humana, a missão da filosofia, que está a serviço da história, consiste no desmascaramento da auto alienação em suas formas não santificadas.

      Com isto, a crítica do céu se converte na crítica da terra, a crítica da religião na crítica do direito, a crítica da teologia na crítica da Política.

      Excluir
  6. https://drive.google.com/file/d/1hNnVIXBMpf-9LgBak0yOofqn-cfMu3Ml/view?usp=sharing

    by dri

    ResponderExcluir
  7. [8/22, 11:26] Shaq: Eu vou falar pro seu pai e pra sua mãe que aquele menino que eles levavam pra rezar na basílica tá escrevendo coisas do capeta na internet.
    [8/22, 11:28] Luís Quissak: 🤣🤣🤣
    [8/22, 11:28] Luís Quissak: 😇
    [8/22, 11:29] Luís Quissak: Eu to precisando de um alter ego pra essas coisas mais indecentes

    ResponderExcluir
  8. A religião é uma espécie de má aguardente espiritual na qual os escravos do capital afogam a sua imagem humana, as suas reivindicações de uma vida minimamente digna do homem.

    https://www.marxists.org/portugues/lenin/1905/12/03.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava pegando a referência desse link hoje cedo e ela sumiu. Era do canal do Saia da Matrix a conta do Tweeter dele e foi quando ele apagou.

      Excluir
    2. Ele está debatendo o tema agora https://youtu.be/XXz3N1isulM

      Excluir
  9. E essa semana o assunto pegou fogo com o perdão da dívida das igrejas (benê, benê...) e a investigação de lavagem de dinheiro em cima da IURD.

    ResponderExcluir