sábado, 24 de fevereiro de 2018

A deliberação humana*

Se a consciência é juiz incompetente em matéria de vontade, também a percepção exterior o é, pois se volta para fora. Então, não é de nossa vontade que se trata, mas da dos outros seres que se apresentam a nós. A energia cognitiva deve se concentrar no exame desse objeto exterior através da lei da causalidade, que nos é conhecida a priori, e versa sobre fenômenos que aparecem a partir de causas e efeitos com regressão infinita (efeito<=causa<=efeito<=causa... não se descobre o ponto inicial!). Para Schopenhauer, a forma geral de nossa inteligência é dada pelo princípio de causalidade kantiano, por ele recuperado como princípio de razão suficiente, e significa que, dada uma causa, há produção do efeito, necessariamente. Assim, todos os seres da experiência que nos são dados como objetos reais, divididos em inorgânicos, vegetais e animais, estão submetidos a esse princípio, nas seguintes formas motoras: 1) Causalidade, 2) Excitação e 3) Motivação.
A causalidade é caracterizada pelas segunda e terceira lei de Newton (identidade de ação e reação e intensidade do efeito proporcional à intensidade da causa) e governa as mutações mecânicas, físicas e químicas distintivas dos corpos inorgânicos.  A excitação governa o desenvolvimento da vida vegetal e não segue as leis de Newton. Por isso, há um grau de excitação que ultrapassado produz resultado inverso. Por exemplo, a água faz a planta crescer, mas, em excesso, a faz morrer. Já a motivação é distintiva dos seres animais e supera as excitações, dado que as suas necessidades são mais complexas e seus movimentos dependem da escolha de diversos motivos. Essa é a vontade, representação da inteligência guiada por um objeto exterior. Ao passo que a excitação se dá pelo contato imediato da causa excitadora (luz, por exemplo) com o efeito no objeto por intermédio da atmosfera, o intermediário da motivação é a inteligência e, independentemente de que distância um objeto esteja do sujeito, não se poderá prever a influência que será exercida sobre ele. Há a atividade de uma “força vital” nos vegetais, aparente, e a atividade de uma força natural nos animais, que se esconde no interior de cada consciência. Essa mola propulsora é caracterizada por Schopenhauer como a vontade, que conduz o nosso movimento e é comparada à coisa em si de Kant.
Como os animais não passam da representação sensível, eles agem influenciados pelos objetos que lhe são acessíveis em determinado momento. Esse é o instinto animal, guiado sempre por um motivo mais forte que determina sua vontade. Já a inteligência humana é muito superior à de outros animais, pois, pelo poder de abstração da razão, combina palavras em conceitos universais pela faculdade do pensamento e forma representações não sensíveis através das quais pensa e reflete e agrega, para sua escolha, objetos ausentes além dos objetos exteriores que a influenciam. Na maioria das vezes, são esses pensamentos que orientam a ação e não o que se apresenta externamente naquele momento. Tal existência interior revela a intencionalidade da ação humana, desconhecida dos animais. Mas a diferença não passa disso: o pensamento do homem se torna um novo motivo que pode, por força do intelecto, ser revisitado quando a vontade se encontra sob a causalidade oriunda da percepção exterior. Essa operação é a deliberação.


(*) Schopenhauer, Arthur. O Livre Arbítrio - Col. Saraiva de Bolso. Considerações iniciais do capítulo terceiro (p. 51-63).

Nenhum comentário:

Postar um comentário