Quando a linguagem se aproxima do incomunicável[i]
Eu queria saber qual é a sensação de andar
de bicicleta. Refletindo agora sobre essa atividade física, eu fico tentando me
lembrar do que eu sinto quando ando de bicicleta: o vento no rosto, aventura,
sensação de liberdade, mas em alguns casos de perigo e medo.
Então eu me pergunto se eu consigo
comunicar essa sensação, mas parece que isso é impossível. Eu até posso falar
sobre ela, mas eu não tenho certeza se é exatamente isso, ainda mais que faz
tempo que não ando de bicicleta.
Pode ser que, se e quando eu andar, eu
sinta algo totalmente diverso, quem sabe uma felicidade ou, durante a execução
da atividade, ela me remeta a outra experiência ou sensação e talvez ISSO seja
incomunicável.
Eventualmente uma foto da minha expressão durante
a atividade ou um vídeo possam ajudar nesse desafio. Ou quem sabe o
monitoramento do meu batimento cardíaco ou da atividade cerebral ajude a dar indícios do que
se passa comigo, mas não exatamente o que se passa, apenas um arremedo.
Diante de tal cenário, sou levado a
concluir que falar sobre o que é andar de bicicleta, de modo inequívoco, é
quimera. Eu posso elencar uma coleção de informações e relatar, mas você só saberá o que efetivamente é andar de bicicleta ao andar de bicicleta e, provavelmente, a sua
experiência e sensação seja diferente da minha. Assim, ficamos em um campo
de aproximações.
Por outro lado, posso também comunicar
como é andar de bicicleta, ou seja, as ações que você deveria tentar fazer para andar de
bicicleta. Por exemplo, você teria que pedalar, segurar o guidão firme e reto, olhar
pra frente e se equilibrar. Seguindo essas instruções e outras mais detalhadas
você supostamente conseguirá andar de bicicleta, mas só saberá o que é andar de bicicleta
andando de bicicleta.
Tudo isso só mostra que é tudo muito
incerto, mas nada impossível. E isso tudo reforça o compromisso que devemos ter
com uma comunicação que se permita compreensível e que engaje.
[i] É sobre Berkeley. De alguma forma inspirado em https://youtu.be/SgM0LJwT3-g, Aula 17: Berkeley: Consciência e o conhecimento da mente e do mundo externo de Vinícius França Freitas>
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