1.
Tema:
A reflexão no dia a dia
Com o crescimento da tecnologia e dos meios de
comunicação, nossa vida está cada dia mais corrida, cheia de regras e
convenções. Tudo tem horário e tem que ser calculado, tudo tem que ter utilidade.
Temos muitas obrigações e compromissos. Temos que trabalhar, temos que ir à
escola, temos que ir para a faculdade, pegar ônibus, pagar as contas, cuidar
dos filhos.
Nessa correria do dia a dia, não paramos muito para
pensar na nossa vida e no mundo, só pensamos no que acontece à nossa volta, mas
não refletimos sobre essas coisas. Assim, só percebemos a realidade aparentemente
porque não temos tempo, nem disposição para entendermos o que está por trás das
coisas.
2.
Problematização:
Dá para ir além das aparências?
Mas, precisamos refletir sobre o que está por trás
da realidade? Por quê? Por que não basta
apenas fazer as nossas atividades do dia a dia e que temos que fazer?
Refletir ajuda a pensar. Quanto mais pensamos, mais podemos
descobrir novas coisas, podemos ir além.
Muitas vezes, nos deparamos com problemas que não
sabemos como resolver. Se fizermos o básico e não refletirmos sobre o mais
difícil, ficaremos sempre fazendo o básico. Quando tentamos buscar explicações,
caímos em dificuldades, mas, se as dificuldades forem superadas, poderemos
descobrir novas coisas. Podemos buscar explicações mais profundas e mais
detalhadas.
Por exemplo, por que estamos aqui, agora, assistindo
aula? Por que isso é necessário para conseguirmos passar de ano? Por que
estamos interessados em aprender mais? Por que aprendendo mais podemos
descobrir novas coisas? Qual a causa, o que está por trás disso?
Realizamos nossas atividades e ações porque somos motivados
por determinadas causas, mas muitas vezes não paramos para pensar quais são
essas causas. Não percebemos o que está por trás das coisas. Não buscamos
explicações. Quando agimos dessa forma, somos pragmáticos. Daria para ser de
outra forma?
De acordo com Aristóteles, sim. Podemos parar para
pensar e refletir sobre o que está além da nossa vista e pensar porque na nossa
vida os acontecimentos são de um jeito ou de outro.
3.
Investigação:
A metafísica – Surgimento[1]
A filosofia grega elaborou conceitos para
instrumentalizar a razão no esforço de compreensão do real. Entre as diversas e
importantes contribuições do pensamento grego, destaca-se o caminho percorrido
por Parmênides, Platão e Aristóteles na busca dos conceitos que explicassem o
ser em geral e que hoje reconhecemos como sendo o assunto tratado pela parte da
filosofia denominada metafísica.
O termo metafísica surgiu no século 1 a.C., quando
Andronico de Rodes, ao classificar as obras de Aristóteles, colocou a Filosofia
primeira depois das obras de Física, Meta Física, ou seja, "depois da
Física". De qualquer forma, nada impediu que esse "depois",
puramente espacial, fosse considerado "além", no sentido de tratar de
assuntos que transcendem a física, que estão além dela porque ultrapassam as
questões postas a partir do conhecimento do mundo sensível. A filosofia
primeira não é primeira na ordem no conhecer, já que partimos do conhecimento
sensível, mas a que busca as causas mais universais (e, portanto, as mais
distantes dos sentidos) e que são as mais fundamentais na ordem real.
A metafísica trata da parte nuclear da filosofia,
onde se estuda "o ser enquanto ser, isto é, o ser independentemente de
suas determinações particulares”. É a metafísica que fornece a todas as outras
ciências o fundamento comum, o objeto ao qual todas se referem e os princípios
dos quais dependem. Ou seja, todas as ciências referem-se continuamente ao ser
e aos diversos conceitos ligados diretamente a ele, tais como quantidade,
oposição, diferença, gênero, espécie, todo, parte, perfeição, unidade, necessidade,
possibilidade, realidade etc. Mas nenhuma ciência examina tais conceitos,
portanto consideramos que o objeto da metafísica consiste em examinar o ser e
suas propriedades.
Assim, o ser da matemática são os números, as
figuras geométricas, etc., o ser da física são os fenômenos que ocorrem na
natureza, o ser da medicina são os corpos humanos, o ser da biologia são os
animais e os seres naturais e o ser da metafísica é o ser enquanto ser, o ser
enquanto ser existente. Busca a essência do ser que existe, por exemplo, o que
é o corpo humano, qual a sua essência? O número 5 existe na natureza? Qual a
diferença do homem e do animal?[2]
4.
Questões
e comentários
Nome:
No.
Turma:
1. De
acordo com o texto, no surgimento do conceito da metafísica, quais das opções
abaixo não seriam suas tarefas?
(a) Buscar
as causas mais universais e que são as mais fundamentais na ordem real.
(b) Buscar
as descrições particulares dos seres.
(c) Buscar
os conceitos que explicam o ser em geral.
(d) Buscar
a descrição do sensível, das características básicas dos serem que estão no
mundo real.
(e) Buscar
os fundamentos comuns que seriam utilizados por todas as outras ciências que se
referem os seres do mundo real.
2. A
metafísica inventada por Aristóteles busca ir além da física. A física explica
os fenômenos que vemos na natureza, a metafísica busca explicações mais gerais
sobre os seres, busca a reflexão. Você acha que refletindo podemos ir além das
aparências? Você acha que buscando explicações podemos descobrir novas coisas?
3. Qual
o grau de dificuldade de 1 (fácil) até 5 (difícil) dessa atividade? Comente
porque foi fácil ou difícil.
4. O
que você achou dessa atividade? Foi possível aprender o conceito de metafísica
de Aristóteles e entender o que ela estuda diferente das outras ciências?
[1]
O texto base da Metafísica foi extraído do livro: ARANHA, Maria Lucia de
Arruda. Filosofando, Introdução à
Filosofia. São Paulo: Editora Moderna, 1993.
* Regência da disciplina Metodologia de Ensino em Filosofia –
Junho/2015. Procurar seguir orientações de Silvio Gallo da Oficina de Conceitos: Sensibilização, Problematização, Investigação e Conceituação.
- Essa proposta de aula com sensibilização só foi possível após orientações do prof. Paulo Henrique Fernandes Silveira.
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